quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Geometria e Álgebra juntas... Por que não?

A palavra geometria é composta de duas palavras gregas: geos (terra) e metron (medida). Tão bela e imponente geometria! Desde sua origem aliada à necessidade humana, mas que hoje pouco se ensina e se estuda, a geometria está esquecida.

Aliás, o título de "esquecida" vem sendo trocado por duas áreas há muito tempo. Como a geometria, a álgebra também é detentora do direito de carregar esse título, apesar de ser um título nada honroso. O pêndulo, que oscila hora para as pesquisas e ensino focado na geometria, hora focado na álgebra, aparentemente não consegue entrar em ponto de equilíbrio para que possamos olhar para as duas áreas ao mesmo tempo.

Em 1931, a Reforma Francisco Campos, reuniu as cadeiras de Aritmética, Trigonometria, Geometria e Álgebra, dando origem à disciplina Matemática. Essa reforma ocorreu há 80 anos. Quer dizer que há 80 anos o ensino de matemática vem sendo incompleto? Isso sem entrar na questão da aprendizagem efetiva do aluno! Aprendizagem efetiva...

Como diria ilustre homem que tanto nos instruiu: "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção" (FREIRE, 1996, p. 22), daí surge a aprendizagem efetiva. Mas para que possamos criar essas possibilidades, como educadores matemáticos, precisamos ter domínio dos conhecimento dessa disciplina, conseguindo relacionar geometria e álgebra. E para focar em uma melhor aprendizagem de matemática, por que não trabalhar essas duas áreas em conjunto?!

Precisamos lutar por uma matemática articulada, em que álgebra e geometria caminhem juntas, dessa forma, estaremos lutando para que nossos alunos possam realmente fazer a apropriação e (re)construção do conhecimento matemático.


Referência: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

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