segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Geometria X Álgebra


Em 1931, em pleno governo Vargas, acontece no Brasil a Reforma Francisco Campos que propunha para a educação, uma reforma do ensino secundário. Neste mesmo ano, as carteiras de Álgebra, Aritmética, Geometria e Trigonometria foram reunidas formando a disciplina denominada Matemática. Portanto, há apenas 80 anos atrás houve uma junção efetiva dessas quatro carteiras que até então eram lecionadas separadamente.

Contudo, mesmo após esse agrupamento, é aparente, na história, o tratamento diferenciado quanto ao ensino, por exemplo, de Álgebra em relação à Geometria. Leituras mostram o quanto em determinada época uma é contemplada mais que outra no ensino de matemática. Em um movimento pendular, ora o pensamento sequencial da Álgebra é enfatizado, ora o pensamento visual da Geometria.

De fato, esse movimento é impulsionado por tendências nada inocentes. Pode-se afirmar que a intencionalidade que leva a esse movimento, certamente, de nada tem a ver com uma preocupação consistente com o desenvolvimento da educação no Brasil. Não é de se espantar que uma associação tão recente, para a criação da “disciplina matemática”, deixasse seus resquícios numa relação tão dicotômica entre Álgebra e Geometria. Mas nem por isso, a resignação se impõe.

Diante de todo o posto, é importante ressaltar que em uma educação efetiva, a preocupação está em garantir que o aluno, através do aprendizado tenha condições de interpretar, refletir e intervir no mundo do qual faz parte. Com esse entendimento, não se pode fazer um ensino tendencioso de um conteúdo em detrimento de outro com igual importância nesse processo. A Geometria e a Álgebra são conhecimentos de notável relevância na preparação do aluno para a interpretação do mundo. Não se deve, então, fraudar seus ensinos retirando do aluno o direito de estudar ambas com mesmas intensidades e sem dissociações. Feito isso, teremos mais contribuições para uma educação de matemática para a cidadania.

2 comentários:

  1. Muito bom, Manu!

    Vale ressaltar que ainda hoje, algumas instituições de ensino dissociam a Geometria e a Álgebra... Há um professor para cada área e os alunos são avaliados separadamente... Parece que essas escolas ainda estão presas na Era Vargas. =]

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  2. Apenas uma correção no primeiro parágrafo: "cadeiras"! :)
    Boa reflexão histórica. Senti falta das referências.

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