terça-feira, 30 de agosto de 2011

O campo da geometria

A geometria está presente em diferentes campos da vida humana, seja nas construções, nos elementos da natureza ou nos objetos que utilizamos.Alguns estudiosos da área da educação matemática(BERTHELOT, SERRAZINA, SMOLE), afirmam que nos últimos tempos tem havido por parte dos professores e de modo geral, por parte da comunidade científica que pesquisa o
assunto, o interesse em resgatar o ensino da Geometria nas escolas, tendo em vista um
certo descaso a esse respeito. Isso acontece, entre outros motivos, devido à convicção
que muitos professores possuem acerca da importância das diferentes habilidades que
esse conhecimento desenvolve nas crianças. Habilidades essas necessárias à formação
geral do indivíduo, que o capacita para o exercício da cidadania.Acredita-se que o pequeno envolvimento ou o envolvimento pouco significativo dos professores em situações voltadas ao ensino da Geometria resulta, do modelo de formação do qual fizeram parte. Afinal, os professores investigados foram formados entre os anos 60 e 90 quando o processo de ensino sofria influências do Movimento Matemática Moderna, que entre as décadas de 60 e 70 priorizou, no ensino, os aspectos algébricos em detrimento de outros como os geométricos (PIRES,2000).Entre os anos 80 e 90, a maior parte dos cursos oferecidos não
proporcionava aos alunos experiências significativas neste campo. “O que lhes era
ensinado estava desvinculado de qualquer outra área do conhecimento, de qualquer
função social. Era tudo muito abstrato, ensinado de forma mecânica”.Neste sentido, a vida estudantil destes profissionais seguiu um percurso“[...] reducionista e simplista, limitado ao reconhecimento e identificação de formas,sem levar em consideração a complexidade do pensamento geométrico” (NACARATO,2003, p. 34).Em nossa opinião, não apenas o ensino ministrado nas escolas é influenciado por fatores externos como também “[...] os cursos de formação de professores refletem as tendências teóricas ou áreas de conhecimento predominantes em diferentes épocas” (MOURA, 1993, p. 2), podendo explicar as deficiências na
formação dos professores, como reflexo de certas concepções a respeito do processo de
ensino e aprendizagem da Matemática).Portanto a geometria é uma parte da matemática, a qual devemos nos esforçar mais para podermos fazer um bom desenvolvimento abordando todos os tópicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário